COLLAGES

Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Ela é uma técnica criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes. Já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadeira de crianças. O termo deriva do francês "coller" significa "cola". Esta expressão foi usada por Georges Braque e Pablo Picasso, no início do século 20, quando a técnica passou a ser utilizada na arte moderna. Os cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas.
Esta pequena obra de artista desconhecida é mais um exemplo dessa técnica maravilhosa que nos trás um pouco do dia-a-dia de alguém, em algum lugar não sei onde. Mas que também adorava libélulas.




`A MESA

São lindas quando convidadas a enfeitar uma festa, um jantar formal ou um pic-nic básico.

IMAGINARIUM


libélula ou não libélula.... eis a questão...
adorei essa foto,
seja do que for.

LUMINURAS 2





ENTRAR NESSA LOJA SERIA UM ENXAME DE VIDA !




atelierlibellule@hotmail.fr
http://www.i-lyon1.com/assos-59-themes-661.html

LIBERTYLLULE




Móbiles e objetos de decoração feitos em tecido. Muito fofos ! para conhecer melhor o trabalho dessa artista veja em
annabelandco.canalblog.com

MADEIRA REBUSCADA




Móveis rebuscados do período Art Nouveau. Criados por Geridon e Gallé são consideradas obras de arte de grande valor e disputadas em importantes leilões.

ADESIVADAS






Também para decorar existem estes produtos interessantes como adesivos para parede ou janelas

TECIDOS TEIAS








A figura da libélula empresata sua fluidez aos mais diversos objetos de decoração, desde simples objetos aos mais complexos ítens como os tecidos. Onde a repetição é artimanha para preencher espaços e criar tramas visuais.
Vejam o que eu encontrei de bacana nesse tema:

O GENIO CONSTRUTIVO





O 14 bis não foi o único avião construído por Santos Dumont.
Um ano depois do primeiro vôo com o 14 bis, Dumont abandonou totalmente o avião 14 bis e se concentrou em um novo projeto, o nº 19 de sua série, chamado Demoiselle (que significa libélula em francês).


Construído em bambu e metal, com 8 metros de comprimento e um motor de 20 cavalos.
Ele pesava 56 kg e foi o primeiro avião construído em série. Nos primeiros testes o Demoiselle atingiu com facilidade os 200 metros de distância e em outros vôos, percorreu distâncias de até 20km.

Em 1909 Santos Dumont apresentou seu último invento aeronáutico: o Demoiselle 20. Foi o primeiro ultraleve da história. Com apenas 115 kg, envergadura de 5,50 m e comprimento de 5,55 m, era acionado por um motor de 24cv. Santos Dumont publicou os planos do Demoiselle 20 e permitiu que ele fosse construído por algumas firmas. O aparelho foi copiado e tornou-se um modelo popular.
Quando em 1910 anunciou sua intenção de parar de voar. Seu avião Demoiselle foi vendido a um piloto aspirante que, mais tarde, seria um dos maiores ases da primeira guerra mundial: Roland Garros.

www.santosdumont.14bis.mil.br

CURTA METRAGEM maravilhoso sobre uma...LIBELLULE

POÉTICO E MARAVILHOSO
UM FILME DE

Clément Morin

é sobre uma libélula que está voando por uma floresta escura.
Refugia-se por causa da chuva, em uma pequena casa e acidentalmente cai em uma estranha poção.
Esta poção mágica impulsiona a libélula em fogo!
Ela voa por toda a floresta trazendo luz e deixando tudo em chamas ...

CINEMATOGRAFICA 1


Quando você ama alguém que morre, eles desapareçam definitivamente?

Como chefe da emergência do Chicago Memorial Hospital, Dr. Joe Darrow (Kevin Costner) é um respeitado especialista em traumas. Mas seus conhecimentos profissionais proporcionam pouco conforto quando uma tragédia tira a vida de sua esposa. Também uma médica, Emily Darrow (Susanna Thompson) estava em uma missão de socorro médico quando morreu em um acidente de ônibus numa remota estrada montanhosas, na Venezuela. Lembranças de Emily estão por toda parte, entre elas imagens de libélulas, sua marca pessoal devido a uma mancha de nascença em seu ombro. Os ex-pacientes de oncologia da enfermaria pediátrica que ela atendia. Joe promete cuidar deles quando ela vai para a Venezuela, e agora que ela morreu, eles são uma ligação com ela. E como alguns destes jovens pacientes sobrevivem a experiências de quase-morte, Joe começa a acreditar que Emily está tentando se comunicar com ele do outro lado. Enquanto seus colegas de trabalho e amigos se preocupam com sua estabilidade mental, Joe chega a duvidar de suas crenças. Além disso ele é perseguido por estranhas e misteriosas imagens de libélulas.


Essa é a sinopse de um filme chamado "O Mistério da Libélula" - Dragonfly
Filme de 2002 – EUA - suspense
Dirigido por Tom Shadyac com Kevin Costner e Kathy Bates

O site é bem bacana apesar do filme ter sido meio decepcionante.
vale a pena: http://www.dragonflymovie.com/df_intro.html


este é um poster do filme para o lançamento no Japão.

LIBELLULIDAE



Nome comum: Libélula

Nome científico: Aeshna cyanea

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Odonata

Família: Aeshnidae

Libelinha: de libélula, inseto, do latim libellula, diminutivo de libella, moeda de prata, também diminutivo de libra, libra, balança, objeto que serve para pesar, e que se tornou moeda de 12 onças ou 333 gramas, aproximadamente. Libra designa também um signo do zodíaco. A onça do peso deriva do latim uncia, duodécima (parte da libra). A onça selvagem deriva de outra palavra latina, lyncea, por aférese (supressão de fonemas) de lonce, palavra formada no tempo das Cruzadas, que, além do português onça, resultou no espanhol onza. A libelinha, com seus dois pares de asas membranosas, lembra a figura da balança (libra), pairando no ar em equilíbrio.

Alemão: Libellen, Wasserjungfer
UK: Violet Dropwing, Violet-marked Darter
França: Libellule, Demoiselle, Trithemis annelé
EUA: Dragonfly, Damselfly
Esp: Cabalito del diablo
no Brasil:

Libélula, Libélla, Libelinha, Aguadera, arquiptero, aviãozinho, cabra-cega, calunga, cambito, canzil, cavalinho do diabo, cavalinho-de-judeu, cavalinho-de-São-Jorge, cavalinho-do-diabo, cavalo-de-cão, cavalo-de-judeu, cavalo-do-cão, cavalo-dos-mortos, chupeta, donzelinha, donzelo, fura-olho, guigo, helicóptero, jaçanã, jacina, jacinta, larva-lunada, lava-bunda, lavadeira, lavandeira, macaquinho-de-bambá, ninfa, odonatos, olho-de-peixe, papa-mosquito, papa-vento, pau com asas,pica-fogo, Pito,pito-da-coisa-ruim, pito-do-demo, tangerina, tira-olhos,zabumba, zig-zag, zigue-zague, ziguezigue.

ESPECIALISTAS NA ARTE DE VOAR


Uma libélula consegue planar, o que é impossível para a maioria dos insetos alados.
Enquanto uma abelha vibra suas asas 4 vezes por segundo e muitos mosquitos imprimem até 8 batidas, a libélula bate suas asas 50 vezes por segundo.

Irrequieta, voando incessantemente, planando, dando rasantes, subindo ou pousando como um helicóptero, a libélula parece ter sempre muita pressa.

Aparelhada com o maior olho proporcional do reino animal, a libélula usa seu sofisticado aparelho visual como um radar. Posicionando-se sempre contra a luz solar, é capaz de detectar movimentos imperceptíveis aos nossos olhos.
Com visão panorâmica e a habilidade de voar verticalmente, contrabalançam esta equação evolutiva, que tem sido favorável às libélulas.

A cor definitiva do corpo e da asa das libélulas demora alguns dias para se fixar, seguindo diversos matizes de azul, amarelo e vermelho. Em algumas espécies a coloração predomina nas asas, enquanto outras possuem o abdômen colorido e asas transparentes. As cores chamativas e dois pares de asas que não se dobram as tornam incapazes de esconder-se na vegetação, representando uma desvantagem competitiva.


NÚMEROS:
- 5 espécies de libélulas estão ameaçadas de extinção
- 1 já está extinta
- existem no mundo 5.000 espécies de libélulas
- no Brasil mais de 1.200 espécies
-
a libélula vibra suas asas 50 vezes por segundo (a abelha 4 vezes por segundo)
- voam de 5 a 6 horas diariamente
- tempo de vida entre sua metamorfose e morte é de 2 meses
- período entre a fecundação das larvas e a metamorfose completa pode durar 5 anos no ambiente aquático
- passará por 15 sucessivas metamorfoses
- é capaz de comer 14% de seu peso



fonte: Instituto Aqualung - Marcelo Szpilman - Biólogo Marinho

FETICHE




Essas jóias são puro fetiche. Conseguem aliar a dureza do metal com a força da pedra rubi, vermelha e intensa e a sensibilidade e fluidez da imagem da libélula.

by Cheryl

http://jewelsbynature.com

A CHUVA


Essa foto é real.
São pequenas gotículas de chuva que ampliadas numa macro foto mostram essa visão inusitada.

METAMORFOSES


Entre 1892 e 1897 René Lalique introduziu novos conceitos na produção de jóias, novos materiais e fez uso extensivo de vidro, esmalte, marfim, pedras e pedras semipreciosa. Lalique adorava o brilho e a irridescência de furta-cor.

Ele triunfou em Paris na World's Fair de 1900. Uma das peças que ele apresentou foi um notável broche ornamento, considerado por muitos como sendo a sua obra magistral.

É uma mulher / libélula.
Mas porquê esta junção de libélula e mulher? Em um nível, os dois estão ligados através da linguagem: visual com as pequenas luminosidades do furta-cor azul e o bronze e pelo termo dragonflies, também conhecidas como "damselflies" em Inglês, são "demoiselles" (jovens senhoras) em francês. Mas, provavelmente de maior importância é a idéia de metamorfose. Aqui é muito diferente uma espécie de metamorfose, mais psíquica do que física. Revela algo de fin-de-siècle opiniões sobre a natureza das mulheres - das mulheres como uma encarnação da natureza, instintiva e sedutora.

ANTIQUE TIFFANY LAMPS









Em 1985 nos Estados Unidos surgiram as primeiras luminárias Tiffanys, artesanais criadas em bronze e vidro colorido, o mesmo processo que se utiliza nos vitrais. Verdadeiras obras de arte, com inspiração na natureza, também do período Art Nouveau.
Criadas por Louis Comfort Tiffany, hoje em dia são consideradas raras, peças valiosas e as originais chegam a ultrapassar o valor de US$ 8,000,000.

LUMINURAS

Emile Gallé, vitralista francês de fama internacional, especialista na técnica de vitrais coloridos da Art Nouveau do séc. XIX. A principal temática de seus artefatos são flores e folhagens, realizadas em camadas sobrepostas ao vidro, técnica por este desenvolvida, cujo nome em francês é "patê de verre", trabalhando com maestria a opacidade e translucidez do material.

GENIO CRIATIVO - Masriera


































Bagués-Masriera, loja, em Barcelona - Espanha é uma das poucas que restam no mundo hoje, que continuam a dominar a técnica de esmalte.
Em funcionamento há mais de 150 anos sem interrupção. Desde a sua criação, o Art Nouveau foi sua maior inspiração. A coleção de jóias Masriera recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

Particularmente me agrada a leveza das asas e o movimento alegre das cores translúcidas.


http://www.masriera.es/