METAMORFOSES


Entre 1892 e 1897 René Lalique introduziu novos conceitos na produção de jóias, novos materiais e fez uso extensivo de vidro, esmalte, marfim, pedras e pedras semipreciosa. Lalique adorava o brilho e a irridescência de furta-cor.

Ele triunfou em Paris na World's Fair de 1900. Uma das peças que ele apresentou foi um notável broche ornamento, considerado por muitos como sendo a sua obra magistral.

É uma mulher / libélula.
Mas porquê esta junção de libélula e mulher? Em um nível, os dois estão ligados através da linguagem: visual com as pequenas luminosidades do furta-cor azul e o bronze e pelo termo dragonflies, também conhecidas como "damselflies" em Inglês, são "demoiselles" (jovens senhoras) em francês. Mas, provavelmente de maior importância é a idéia de metamorfose. Aqui é muito diferente uma espécie de metamorfose, mais psíquica do que física. Revela algo de fin-de-siècle opiniões sobre a natureza das mulheres - das mulheres como uma encarnação da natureza, instintiva e sedutora.

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