Chamada de "lavadeira, cavalinho do diabo, pito, e canzil, seu nome mais comum é libélula", pode ter-se originado dos termos latinos, libellulus, o diminutivo de livro (liber), devido à semelhança de suas asas com um livro aberto, ou libella, que significa balança, e aí o movimento de suas asas, que oscilam levemente durante o vôo, daria respaldo a esta interpretação. Eu adoro ler e sou do signo de libra...
O GENIO CONSTRUTIVO
O 14 bis não foi o único avião construído por Santos Dumont.
Um ano depois do primeiro vôo com o 14 bis, Dumont abandonou totalmente o avião 14 bis e se concentrou em um novo projeto, o nº 19 de sua série, chamado Demoiselle (que significa libélula em francês).
Construído em bambu e metal, com 8 metros de comprimento e um motor de 20 cavalos.
Ele pesava 56 kg e foi o primeiro avião construído em série. Nos primeiros testes o Demoiselle atingiu com facilidade os 200 metros de distância e em outros vôos, percorreu distâncias de até 20km.
Em 1909 Santos Dumont apresentou seu último invento aeronáutico: o Demoiselle 20. Foi o primeiro ultraleve da história. Com apenas 115 kg, envergadura de 5,50 m e comprimento de 5,55 m, era acionado por um motor de 24cv. Santos Dumont publicou os planos do Demoiselle 20 e permitiu que ele fosse construído por algumas firmas. O aparelho foi copiado e tornou-se um modelo popular.
Quando em 1910 anunciou sua intenção de parar de voar. Seu avião Demoiselle foi vendido a um piloto aspirante que, mais tarde, seria um dos maiores ases da primeira guerra mundial: Roland Garros.
www.santosdumont.14bis.mil.br
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